Contrato fechado, casa comprada? Confira 4 dúvidas comuns na hora de realizar a documentação do imóvel

Antes do valor do imóvel ser depositado e a tão sonhada chave ir parar em suas mãos, é preciso saber como colocar a documentação em ordem, sem nenhuma dor de cabeça!

Burocracia é um termo que só de pensar já se torna cansativo. Mas, já parou para pensar, que sem ela, poderíamos entrar em alguma cilada?

Com a documentação de um imóvel na hora da compra é a mesma coisa. Quando compramos um imóvel, a primeira coisa que vem à nossa mente é: e agora? Como eu faço a documentação de forma correta?

Confira algumas dicas importantes que você deve seguir para comprar a sua casa e sair satisfeito com o processo da documentação do início ao fim:

1.   O que preciso saber antes de comprar o imóvel?

Antes de comprar um imóvel, é importante verificar toda a documentação do seu novo lar, e garantir que tudo esteja em ordem. Veja alguns documentos importantes para verificar durante essa aquisição:

  • Certidão negativa de IPTU;
  • Boleto e comprovante de pagamento da TCA (Taxa de Cadastro e Avaliação);
  • Alvará de utilização (carta de “Habite-se”);
  • Planta baixa;
  • Título de propriedade com registro;
  • Certidão negativa de ônus reais (comprovando que o imóvel está livre de dívidas);
  • Averbação da construção junto ao registro de Imóveis;
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações (comprovando que o imóvel não foi vendido informalmente);
  • Certidão enfitêutica (para edificações construídas em terreno foreiro);
  • A.R.T do engenheiro responsável pela obra;
  • Opção de compra e venda preenchida corretamente, datada e assinada;

Verifique  a documentação do vendedor

Além de verificar a documentação do imóvel, também é importante verificar a documentação do vendedor e se ele possui certidões negativas. Aqui estão algumas dicas para conferir os registros do vendedor:

  • Cópia do CNPJ;
  • Certidões negativas;
  • Certidão de quitação de tributos de contribuições federais;
  • Cópia autenticada do contrato social/estatuto social;
  • Documentação registrada na Junta Comercial de modificações do estatuto/contrato

O vendedor possui certidões negativas? Cuidado! Preste atenção em cada uma delas:

  • Justiça Federal;
  • Ações Cíveis;
  • Falência e concordata;
  • Cartório de Protesto;
  • Justiça do Trabalho;
  • CND/INSS (débitos);
  • Executivos fiscais, estaduais e municipais;

2.   Quais são os documentos necessários para adquirir o imóvel?

Além de conferir a documentação do imóvel e do vendedor, também é importante verificar se a sua documentação está em ordem. Há alguns critérios que precisam ser seguidos bem como alguns impedimentos que podem dificultar na hora da compra, como por exemplo:

  • Certidões negativas (Justiça Federal; ações cíveis; executivos fiscais; protesto de títulos; débitos CND/INSS; interdição, tutela e curatela; dívida ativa da União, se for comerciante);
  • Certidão de quitação de tributos federais (se for comerciante);
  • Cópias do RG, CPF, certidão de estado civil, escritura pública de pacto antenupcial e comprovantes de renda atualizados;

Se você for optar pelo uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), há  alguns requisitos:

  • Extrato de cada conta do FGTS com os 2 últimos anos registrados;
  • Autorização para movimentação de conta vinculada ao FGTS;
  • Declaração/comprovante de que esta compra é a primeira aquisição de imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Cópia da Carteira de Trabalho (CTPS);

3.   O que preciso antes de assinar o contrato?

Antes de assinar um contrato de compra e venda de imóvel, é importante ter um advogado especialista para orientá-lo e garantir que seus direitos sejam protegidos. Algumas informações importantes que você precisará apresentar incluem:

  • Forma de pagamento (à vista; financiamento através de bancos; financiamento por meio da própria construtora);
  • No caso de financiamento, o valor da entrada, o prazo e o valor das parcelas, embutidos os juros;
  • Comissão do corretor/imobiliária;
  • Relação de mobília incorporada ao imóvel (se for o caso);
  • Multas (no caso de rescisão, atraso na entrega do imóvel ou imóvel entregue em condições diferentes daquelas estabelecidas);
  • Dados básicos do vendedor e comprador (nomes; RG, CPF/CNPJ e título eleitoral; profissão);
  • Valor do imóvel

Dica de ouro: Avalie a empresa que está junto com você nesta compra

É importante verificar a veracidade das informações passadas pela empresa, bem como estudar e analisar os seus projetos anteriores, em quais instituições ela trabalha, se a sua situação fiscal com o governo federal está em dia e se os seus outros empreendimentos foram entregues no prazo e nas condições acordadas. Atentando-se a estas dicas, a sua compra será realizada sem nenhuma dor de cabeça.

A 3Z Realty está com você do início ao fim neste processo, para garantir  que a compra do seu novo empreendimento terá a satisfação que você precisa.

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