Ideias de decoração para aquecer sua casa neste inverno

As temperaturas mais baixas já começaram a dar as caras em algumas regiões do país. Alguns dizem que o inverno é a estação mais charmosa do ano. Independentemente do seu charme, chegou a hora de deixar a casa ainda mais aconchegante, confortável, quentinha e, por que não, charmosa para este inverno, principalmente em tempos de isolamento social, quando passamos muito mais tempo dentro de casa.

Para te ajudar nessa missão, levantamos algumas ideias simples e de fácil execução para que você e sua família possam curtir sua casa devidamente aquecida ao longo da estação. Veja abaixo:

Pé quente 

Se você possui piso frio como porcelanato, pedra ou cerâmica, o primeiro item a se pensar é o tapete. Eles são versáteis e vão bem praticamente em todos os ambientes. Basta escolher o material certo para o cômodo em questão. 

Para os quartos, por exemplo, indica-se modelos mais robustos, de pelos mais altos e felpudos, que garantem maior conforto ao pisar descalço. Já para a sala e ambientes com maior circulação de pessoas, pelos mais baixos ou de fibra sintética (nylon, poliéster e afins) com tons sóbrios, que são mais fáceis de limpar. O nylon, em específico, é perfeito para os alérgicos.

Aconchego decorativo

Mantas são uma ótima pedida para o sofá, a poltrona ou a cama. Não só para se manter aquecido ao assistir a um filme ou ler um livro, mas também para dar um toque especial à decoração. Tons mais fechados retêm mais o calor, enquanto cores quentes servem como ponto de destaque da décor. 

Tricô e crochê dão um toque vintage e artesanal. Já as de tecidos mais finos, como algodão, malha ou jacquard, conferem um visual mais sofisticado. Se a ideia é puramente aconchego, a aposta é em modelos com tecido de microfibra ou em pelego. Caso não queira deixá-las expostas, guarde-as em cestos de palha ou vime.

Almofadas

As almofadas são o complemento perfeito às mantas. Vale investir sem medo. Para a cama, aposte em tamanhos menores para organizá-las em frente ao travesseiro, de modo que não escondam o que está atrás (os travesseiros e a cabeceira, se houver). Já para sofás e poltronas, opte por tamanhos maiores, e até futons, para criar cantinhos ainda mais acolhedores.

Aqui, a única regra é buscar harmonia com o restante do ambiente, criando composições que traduzem o seu estilo. No mais, deixe a criatividade fluir: misture texturas, cores, estampas e formatos. 

Cortinas 

O segredo da cortina ideal são tecidos mais encorpados, como o shantung, a sarja, o veludo, o algodão e, principalmente, o linho, que permite a entrada da luz de modo moderado. Em todo caso, o truque é abrir a cortina durante o dia, para receber o calor do sol quando houver, e fechá-la pouco antes de escurecer, para reter esse calor. 

Jogando luz

A iluminação do ambiente pode trazer o chamado “conforto luminotécnico”, que utiliza a iluminação para gerar uma sensação de conforto e acolhimento. Para isso, a ideia é investir em uma iluminação descentralizada e rebaixada, usando e abusando de abajures e luminárias próximos à mesa ou ao sofá. 

Além disso, opte sempre por iluminação amarelada nas áreas de contemplação e permanência, como sala, quartos, varanda e área gourmet. Já em cômodos que demandam atenção, como cozinha e área de serviço, o ideal é uma iluminação fria. No caso do banheiro, é possível criar um meio-termo, com lâmpadas quentes e frias.

Um verdadeiro ninho

As roupas de cama são itens primordiais para uma noite bem dormida (e aquecida). Invista em tecidos felpudos e mais encorpados para lençóis e fronhas. Para os edredons, a dica é pensar na cama como objeto central da decoração. Assim, pode facilitar a escolha da cor e estampa. Em geral, prefira as peças de algodão, que são suaves, mais respiráveis e não costumam provocar irritações na pele, ou percal (50% de algodão, 50% de poliéster).

O enchimento faz toda a diferença, pode ser com plumas, penas, o próprio algodão (que deixa a peça mais pesada), ou materiais sintéticos. Uma boa alternativa são as chamadas “duvet”, capas de edredom que aumentam a durabilidade da peça interna, possibilitam mais opções de combinação de cores e estampas e são mais fáceis de lavar. 

Adequadamente aquecido

Nos dias mais frios, recomenda-se os aquecedores de ambiente. Os menores são uma boa saída para deixar na mesa do escritório enquanto você trabalha na modalidade home office, por exemplo. Os maiores conseguem aquecer um ambiente inteiro. 

Já se você sempre quis ter uma lareira, saiba que não precisa de obra para instalar uma. A alternativa são as lareiras portáteis. Há diversos tamanhos, são adaptáveis a qualquer espaço da casa, além de serem fáceis de usar. Elas podem ser abastecidas a gás, etanol ou álcool, e quando quiser mudar de casa, é só levar junto. 

Gostou das ideias? Acompanhe o blog para mais conteúdos como esse e, se tiver outras dicas de decoração, compartilhe nas redes sociais da 3Z Realty! 

Últimas publicações

Ideias de decoração para aquecer sua casa neste inverno

As temperaturas mais baixas já começaram a dar as caras em algumas regiões do país. Alguns dizem que o inverno é a estação mais charmosa do ano. Independentemente do seu charme, chegou a hora de deixar a casa ainda mais aconchegante, confortável, quentinha e, por que não, charmosa para este inverno, principalmente em tempos de […]

Quarto montessoriano: a decoração no processo de aprendizagem do seu filho

Toda criança merece crescer em um local que estimule seu desenvolvimento e autonomia, e é exatamente essa a proposta de um quarto montessoriano. Você já conhece esse método? Sabe quais são suas características e que elementos não podem faltar em um espaço desse estilo? Descubra o que é e como montar um cantinho perfeito para […]

Dicas para pintar a sua casa

Renovar a pintura da sua casa é uma ótima oportunidade de personalizar a decoração. Além disso, você pode chamar a sua família ou amigos para te ajudar nessa missão, tornando a atividade mais prazerosa e divertida. Mas, antes de colocar a mão na massa, você deve estar atento a algumas dicas valiosas. Veja a seguir:  […]

Novo Ano, novas energias: dicas para renovar sua casa sem gastar muito!

O ano de 2020 foi bastante atípico para todos nós e pede uma mudança de energia que pode começar com uma simples renovação nos ambientes de casa. A ideia é preparar seu lar para um novo ano, mas sem gastar uma fortuna com isso.  Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a colocar sua criatividade […]

Dicas para aproveitar sua varanda

Nem sempre a varanda é um local bem aproveitado, mas é verdade que ela tem todo potencial para se tornar o cantinho mais decorado e utilizado da casa.  Para iniciar as mudanças na varanda, é necessário analisar bem as possibilidades. Tudo precisa ser acomodado de forma que não tire o seu conforto. Pense em como […]