Quarto montessoriano: a decoração no processo de aprendizagem do seu filho

Toda criança merece crescer em um local que estimule seu desenvolvimento e autonomia, e é exatamente essa a proposta de um quarto montessoriano. Você já conhece esse método? Sabe quais são suas características e que elementos não podem faltar em um espaço desse estilo? Descubra o que é e como montar um cantinho perfeito para o crescimento dos seus filhos.

O que é?

O método Montessori foi desenvolvido pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori, após ter trabalhado com crianças portadoras de necessidades especiais. Essa metodologia educacional tem como base o desenvolvimento da autonomia da criança desde os primeiros meses da infância, através do contato com os espaços e objetos à sua volta. Na pedagogia montessoriana, a interferência dos adultos deve ser reduzida e a liberdade e individualidade da criança estimulada. 

O quarto 

Em casa, a metodologia montessoriana é traduzida em um ambiente construído especialmente para a criança, desde o tamanho dos móveis até a altura em que os objetos são posicionados.  

Todos os elementos de um quarto deste formato devem ser pensados como uma forma de estimular a independência da criança ao explorar o ambiente, respeitando seu processo de aprendizagem e descobertas, sem a necessidade da intervenção dos pais. Ela deve ser capaz de levantar sozinha, alcançar seus brinquedos, deitar e sair da cama, etc.

O que um quarto montessoriano precisa ter?


1. Cama montessoriana

O método sugere que o espaço em que seu filho irá dormir esteja próximo do chão. Dessa forma, ele tem liberdade para levantar quando quiser e não precisa pedir por ajuda.

É claro, nos primeiros seis meses é prudente que o bebê durma em um berço seguro e próximo aos pais, já que não consegue coordenar seus movimentos, posteriormente passando a utilizar a cama montessoriana adequada a idade. Uma boa aposta é a cama em formato de casinha, que permite que objetos lúdicos, luzes e brinquedos sejam pendurados.

2. Estante de livros

Todo mundo sabe o quanto o incentivo à leitura é importante para o aprendizado de uma criança, e isso deve começar desde a primeira infância. O que o método Montessori sugere é que os livros não fiquem onde apenas os adultos possam alcançar: a criança escolhe o momento de fazer a “leitura”, podendo tocar nos livros e interagir com as texturas, cores e formatos.


3. Espelho 

O espelho na altura da criança permite que ela comece a se reconhecer e entender que é um indivíduo único, descobrindo o que a difere do pai, da mãe, dos colegas e irmãos, identificando suas expressões e movimentos.

Ao instalar o espelho, assim como os demais objetos, é fundamental que sejam tomadas as medidas de segurança cabíveis para que seus filhos interajam sem perigo algum.


4. Barra de apoio para os bebês

A barra de apoio serve para que o bebê consiga se levantar e até mesmo dar os primeiros passinhos sem a ajuda dos pais. Fixada na parede e na altura adequada, a barra possibilita que o neném fique em pé e passe a se sentir mais seguro com esses movimentos até começar a caminhar. 


5. Brinquedos montessorianos

Menos tempos assistindo TV ou brincando com o celular: o quartinho do seu pequeno deve estar repleto de brinquedos que proporcionem descobertas sonoras, olfativas, auditivas e visuais, instigando sua criatividade e curiosidade. Brinquedos de encaixe, chocalhos, instrumentos musicais e fantoches são alguns exemplos.

Gostou do método? Agora é só decorar o quartinho do seu filho e assistir seu crescimento repleto de descobertas!

Para mais dicas e conteúdos como esse, continue acompanhando o blog e as redes sociais da 3z Realty.

Últimas publicações

Quarto montessoriano: a decoração no processo de aprendizagem do seu filho

Toda criança merece crescer em um local que estimule seu desenvolvimento e autonomia, e é exatamente essa a proposta de um quarto montessoriano. Você já conhece esse método? Sabe quais são suas características e que elementos não podem faltar em um espaço desse estilo? Descubra o que é e como montar um cantinho perfeito para […]

Dicas para pintar a sua casa

Renovar a pintura da sua casa é uma ótima oportunidade de personalizar a decoração. Além disso, você pode chamar a sua família ou amigos para te ajudar nessa missão, tornando a atividade mais prazerosa e divertida. Mas, antes de colocar a mão na massa, você deve estar atento a algumas dicas valiosas. Veja a seguir:  […]

Novo Ano, novas energias: dicas para renovar sua casa sem gastar muito!

O ano de 2020 foi bastante atípico para todos nós e pede uma mudança de energia que pode começar com uma simples renovação nos ambientes de casa. A ideia é preparar seu lar para um novo ano, mas sem gastar uma fortuna com isso.  Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a colocar sua criatividade […]

Dicas para aproveitar sua varanda

Nem sempre a varanda é um local bem aproveitado, mas é verdade que ela tem todo potencial para se tornar o cantinho mais decorado e utilizado da casa.  Para iniciar as mudanças na varanda, é necessário analisar bem as possibilidades. Tudo precisa ser acomodado de forma que não tire o seu conforto. Pense em como […]