Novo Ano, novas energias: dicas para renovar sua casa sem gastar muito!

O ano de 2020 foi bastante atípico para todos nós e pede uma mudança de energia que pode começar com uma simples renovação nos ambientes de casa. A ideia é preparar seu lar para um novo ano, mas sem gastar uma fortuna com isso. 

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a colocar sua criatividade no lugar certo! É hora de botar a mão na massa e desenvolver seus talentos com artesanato – através de tutoriais “faça você mesmo” (DIY) -, ou aproveitar para garimpar na internet. Vamos lá?

 1. Quadros na parede

Parece um detalhe bastante comum, mas dependendo da composição, você pode transformar aquela sala ou corredor em um ambiente muito mais moderno e aconchegante. Vale utilizar sua criatividade ao escolher o tamanho dos quadros, o estilo da moldura, a quantidade, o alinhamento e até se vai compor alguma figura com vários quadros ou não! Lembre-se que o importante é manter o equilíbrio nos ambientes, sem muito exagero. 

2. Porta-retratos

Parecidos com os quadros, os porta-retratos ajudam a deixar o ambiente mais cheio de vida. Você pode colocá-los em prateleiras mais estreitas, racks e aparadores, ou até mesmo pendurados na parede – se busca uma atmosfera mais retrô. O importante é pensar na composição de cores das fotos e das molduras. Uma boa abordagem, por exemplo, é escolher fotos p&b com molduras lisas.

3. Mural para anotações ou tinta-lousa

Sabe aquele mural que você sempre quis ter em um quarto ou escritório mais descontraído? Agora pode ser o momento de adquiri-lo. Além de ser uma ótima opção para os momentos de home office, esse tipo de mural ajuda a liberar a criatividade e organizar as ideias. Nas mãos de alguém com talento para o desenho, pode ajudar a compor um ambiente ainda mais descolado. 

4. Tinta nas paredes ou papel de parede

Não precisa pensar em pintar todo o seu imóvel. Com latas de tinta pequenas e cores vibrantes, você é capaz de cobrir uma das paredes e já fazer toda a diferença em determinado cômodo. Vale apostar em cores vivas como amarelo, vermelho e laranja, que remetem à alegria e energizam ainda mais a atmosfera do local. 

Ao escolher o papel de parede, lembre-se de pensar sem exageros. Uma parede só ou meia parede, já pode ser o detalhe que ajuda a tornar aquele local ainda mais sofisticado. 

5. Iluminação

Luminárias, luzes pisca-pisca, lâmpadas de led ou até mesmo velas. Quando o assunto é iluminação, é possível compor ambientes do mais românticos aos mais modernos em um piscar de olhos. Uma boa alternativa é pensar sempre na praticidade da sua rotina, privilegiando sua visão e claro, a utilidade de cada cômodo. Opte por luz natural e indireta em locais de maior aconchego, como nos quartos. 

6. Renovando móveis antigos

Uma boa alternativa de renovação para o ambiente é pensar em pintar ou fazer pátina em móveis antigos. São diversas as técnicas que podem ser utilizadas para mudar aquela escrivaninha, bancada ou até mesmo mesa. Se for restaurar o móvel em casa, o importante é caprichar na hora de lixar e pensar muito bem no acabamento: verniz pode ser uma opção boa. 

7. Mantas e almofadas

Se pequenos detalhes fazem toda a diferença, quando pensamos no conforto de mantas e almofadas, os detalhes fazem ainda mais sentido. Lembre-se que um ambiente para relaxar precisa ter harmonia. Por isso, opte pelo contraponto entre mantas lisas e almofadas estampadas OU vice-versa. Você se sentirá muito mais confortável em sua sala ou quarto.  

Organize-se com antecedência e planeje-se antes de começar, lembrando que o mais importante ao renovar a energia do seu lar é se divertir! Tudo pronto para começar?

Últimas publicações

Quarto montessoriano: a decoração no processo de aprendizagem do seu filho

Toda criança merece crescer em um local que estimule seu desenvolvimento e autonomia, e é exatamente essa a proposta de um quarto montessoriano. Você já conhece esse método? Sabe quais são suas características e que elementos não podem faltar em um espaço desse estilo? Descubra o que é e como montar um cantinho perfeito para […]

Dicas para pintar a sua casa

Renovar a pintura da sua casa é uma ótima oportunidade de personalizar a decoração. Além disso, você pode chamar a sua família ou amigos para te ajudar nessa missão, tornando a atividade mais prazerosa e divertida. Mas, antes de colocar a mão na massa, você deve estar atento a algumas dicas valiosas. Veja a seguir:  […]

Novo Ano, novas energias: dicas para renovar sua casa sem gastar muito!

O ano de 2020 foi bastante atípico para todos nós e pede uma mudança de energia que pode começar com uma simples renovação nos ambientes de casa. A ideia é preparar seu lar para um novo ano, mas sem gastar uma fortuna com isso.  Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a colocar sua criatividade […]

Dicas para aproveitar sua varanda

Nem sempre a varanda é um local bem aproveitado, mas é verdade que ela tem todo potencial para se tornar o cantinho mais decorado e utilizado da casa.  Para iniciar as mudanças na varanda, é necessário analisar bem as possibilidades. Tudo precisa ser acomodado de forma que não tire o seu conforto. Pense em como […]