CONHEÇA O 974: O ESTÁDIO DA COPA 2022 QUE É UM SUCESSO!

A maioria dos países escolhidos, para se adequar à quantidade mínima exigida, constroem novas estruturas que, com o final do evento, podem ficar subutilizadas, se tornando grandes “elefantes brancos”.

Por isso, em 2022, na Copa do Catar, uma das maiores inovações foi o estádio 974, o primeiro totalmente desmontável da história da Copa.

SOBRE O ESTÁDIO

O estádio, que foi projetado pelos arquitetos espanhóis da Fenwick Irabarren Architects, em parceria com engenheiros estruturais alemães da Schlaich Bergermann Partner, foi instalado em Doha, sendo a única unidade sede localizada à beira-mar.

Seu nome, 974, faz referência à quantidade de contêineres usados em sua construção, além de o número também ser o código telefônico internacional do Catar, como é o +55 no Brasil.

ESTRUTURA

O estádio, com capacidade para 40 mil torcedores, quando visto por dentro, não se difere muito das grandes arenas brasileiras, o que chama atenção é sua parte externa e os corredores de acesso às cadeiras.

A distribuição modular, com conectividade “plug and play”, facilita a sua montagem e desmontagem. Os mecanismos de conexão e desconexão das peças, baseados em métodos da indústria automotiva, garantem que cada elemento possa ser usado novamente.

Além disso, diferente dos outros estádios construídos para a Copa de 2022, o 974 não possui ar-condicionado.

A sua ventilação é feita de forma natural, por meio das lacunas da estrutura e espaços dos assentos, que garantem a entrada da brisa do mar, que fica ao lado.

HISTÓRICO DE JOGOS DO 974 E DESMONTAGEM

Durante a Copa 2022, o estádio recebeu um público estimado de 300 mil pessoas durante os 7 jogos que sediou, incluindo a goleada de 4×1 do Brasil em cima da Coreia do Sul.

Esse foi o último jogo da icônica estrutura, que já começou a ser desmontada. Segundo o Comitê Organizador Local de Entrega e Legal, a estimativa é de que esse processo demore cerca de 6 meses para ser concluído.

Até agora, não se sabe qual será o próximo destino do 974, mas países como Nigéria e Uruguai já demonstraram interesse em receber a estrutura.

Últimas publicações

CONHEÇA O 974: O ESTÁDIO DA COPA 2022 QUE É UM SUCESSO!

A maioria dos países escolhidos, para se adequar à quantidade mínima exigida, constroem novas estruturas que, com o final do evento, podem ficar subutilizadas, se tornando grandes “elefantes brancos”. Por isso, em 2022, na Copa do Catar, uma das maiores inovações foi o estádio 974, o primeiro totalmente desmontável da história da Copa. SOBRE O […]

O protagonismo do imóvel no período de quarentena.

A pandemia do novo coronavírus está trazendo lições para toda a humanidade. Um dos maiores ensinamentos que esse período nos oferece é a importância da nossa casa, do nosso lar.  A decisão de adquirir uma casa ou apartamento é um grande passo, sendo, provavelmente, a maior compra de sua vida. Neste momento, apesar do alto […]