Tributos imobiliários: qual sua origem e para que serve

Muitas pessoas se sentem enganadas ao comprar um imóvel, principalmente quando se trata do primeiro. Isso acontece por falta de conhecimento e clareza sobre os tributos imobiliários. Além de ter gastos com a escritura e registro do imóvel, também existe certos impostos que você deve pagar ao realizar a compra. Entenda: 

  1. Escritura: Documento feito através do Cartório de Notas, que legaliza a transação de compra e venda do imóvel. Ficará com a pessoa que está realizando a compra do imóvel à vista. Já em caso de propriedades adquiridas por meio de financiamento, o próprio contrato feito com o banco vale como uma escritura de imóvel.
  1. Registro: Após fazer a escritura do imóvel, é necessário fazer seu registro no Cartório de Registro de Imóveis. Este é documento, que assegura, por lei, quem é o proprietário da residência. Além disso, o registro  individualiza a matrícula da unidade, tornando possível a obtenção do histórico de todas as ocorrências relativas à propriedade e a todos os seus antigos donos. Vale lembrarmos que  a conquista da primeira moradia pelo SFH tem o direito de pagar apenas 50% do registro. 

Os tributos imobiliários são aqueles cuja incidência está relacionada com a propriedade de imóveis, como por exemplo, IPTU e ITBI. A princípio, ao adquirir um imóvel, deve-se criar o Cadastro de Contribuintes Imobiliários, em que são registrados os dados cadastrais de todos os contribuintes de tributos imobiliários do Município.

Agora, conheça os principais impostos imobiliários: 

Cobrado pelas prefeituras de cada município, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) precisa ser pago sempre que ocorre uma compra ou transferência de imóveis. Se o imposto não for pago pelo comprador, a documentação não é liberada e o imóvel não pode ser vendido ou transferido. 

Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, mais conhecida como IPTU, é um valor cobrado à todas as pessoas que possuem imóvel urbano. Inclui-se nesse imposto qualquer tipo de propriedade em uma região urbanizada, como casa, apartamento e sala comercial. 

O ITCMD, Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, trata-se do pagamento que incide na transmissão de causa mortis, ou seja, por sucessão decorrente ao falecimento do proprietário do imóvel. Além disso, o pagamento também deve ser feito em caso de doação do imóvel. 

O INCC, Índice Nacional de Custo de Construção, é utilizado para reajustar as parcelas dos contratos de compras de imóveis durante a fase de construção. Esse imposto foi criado com o  objetivo que o valor do imóvel seja repassado de forma justa, já que a construção inclui  recursos humanos e materiais.  Por isso, a tabela acompanha as variações de preço desses materiais, mão de obra e matéria-prima da construção civil.

O SATI, Serviço de Assessoria Técnico Imobiliário, é o valor cobrado quando se compra o imóvel na planta. A própria construtora vincula o pagamento da taxa como condição do fechamento da compra. 

Antes de comprar o imóvel, é muito importante que esclareça todas as dúvidas com o corretor de imóveis. Além disso, não deixe de acessar o site do governo do seu estado para saber mais sobre as principais informações e atualizações dos impostos.

Últimas publicações

1 empreendimento, 5 sentidos: um estilo de vida diferenciado com Jardim Casablanca

O novo empreendimento Jardim Casablanca, localizado em Indaiatuba (SP), é marcado pelo estilo de vida diferenciado. A apenas 7 minutos do centro da cidade e a 2 minutos da Rodovia Santos Dumont — que conecta o município a cidades como Campinas, Sorocaba e Itu —, o CasaBlanca está projetando sonhos para famílias que buscam diversão, […]

COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR O IMÓVEL NA PLANTA?

Se você está pensando em realizar o sonho da casa própria, comprar um imóvel na planta pode ser uma ótima opção. Além de trazer diversas vantagens, como maior flexibilidade na hora de customizar de acordo com as suas necessidades e ter um valor mais acessível, essa alternativa também oferece maiores facilidades na hora de realizar […]

AS VANTAGENS DE INVESTIR EM FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Pensando em investir em imóveis? Os Fundos Imobiliários podem ser uma ótima opção, apresentando uma maneira mais simples e barata de aplicar no setor, de forma indireta e descomplicada. Vamos entender melhor… O QUE SÃO OS FUNDOS IMOBILIÁRIOS? Também conhecidos como FIIs, representam uma espécie de “condomínio de investidores”, no qual um grupo se reúne […]

Condomínio fechado: vantagens para levar em conta

A escolha do tipo de empreendimento para chamá-lo de lar não é fácil. Isso porque no mercado imobiliário há diversas opções, como casa, edifício, condomínio ou loteamento fechado. A ideia é escolher a que mais gerar identificação e, claro, que una conforto, praticidade e segurança. Há algum tempo, o condomínio fechado vem sendo o mais […]

5 vantagens de construir do zero a sua casa

A conquista da casa própria é uma mistura de emoções. Afinal, ter o próprio patrimônio é o sonho de muitos brasileiros. Mas, comprar um imóvel pronto pode não atender às suas expectativas. Por isso, construir o seu lar pode proporcionar benefícios a você e a sua família. Confira a seguir as 5 principais vantagens de […]