A importância de realizar a manutenção preventiva no imóvel


Adquirir um imóvel, ainda mais quando falamos do primeiro, é uma conquista muito grande, não é mesmo? Mas, com o passar do tempo, é necessário fazer algumas reformas e manutenções. Para isso, é importante que o proprietário elabore um cronograma anual, analisando por exemplo, a pintura e o piso.

O principal objetivo de realizar a manutenção preventiva do imóvel é além de deixá-lo limpo e organizado, torná-lo um local seguro e confortável. Nenhum imóvel está livre de sofrer emergências, porém esses eventuais problemas podem ser minimizados. Sem contar que os gastos com reparos emergenciais tem um custo maior.

Para quem tem dúvidas, separamos 6  itens que devem ser avaliados periodicamente, pois são esses que demandam uma análise cautelosa. Confira a seguir:

Limpeza do piso 

A higienização adequada ao seu tipo de piso garante que não ocorra agressões contra o seu revestimento. Além disso, um piso limpo faz toda diferença no dia a dia e na valorização do seu imóvel.

Pintura

A sujeira se acumula nas paredes e revestimentos, prejudicando o visual do imóvel. Por isso, aconselhamos que a pintura seja feita pelo menos a cada 5 anos. Lembre-se que quanto mais limpo e moderno seu imóvel, mais tempo se mantém como uma boa opção de moradia ou para transações.

Forros de gesso

Assim como todos os outros, o forro de gesso precisa de cuidados especiais. O ideal é que este tipo de material não entre em contato com a água. Caso queira colocá-lo em lugares que tem umidade, como por exemplo o banheiro, opte por forros de gesso específicos. 

Telhados

Se você mora em casa, é necessário que os telhados passem por uma manutenção periódica e preventiva, além de uma boa limpeza. Caso contrário, a presença de folhas poderá acumular sujeira e entupir as calhas e rufos.

Previna-se dos mofos

Manter a qualidade do ar é muito importante para a nossa saúde e para evitar a proliferação do mofo. Para evitá-los tome cuidados simples, mas essenciais, como por exemplo, deixar as janelas abertas para a circulação do ar, deixar as portas abertas do banheiro após um banho quente e até mesmo afastar os móveis da parede. 

Cubas de aço inoxidável 

Mesmo sendo práticas, as cubas de aço inoxidável deve ter alguns cuidados, como não usar materiais abrasivos, pois podem riscar e tirar o seu brilho. Ao invés disso, opte por passar um pano com álcool após a lavagem.

Como dito anteriormente, a manutenção preventiva garante o conforto, a beleza e a segurança do imóvel. Além disso, esses reparos fazem com que a residência se mantenha valorizada mesmo com o passar do tempo. Agora, pegue o seu caderninho e comece o seu cronograma!

Últimas publicações

1 empreendimento, 5 sentidos: um estilo de vida diferenciado com Jardim Casablanca

O novo empreendimento Jardim Casablanca, localizado em Indaiatuba (SP), é marcado pelo estilo de vida diferenciado. A apenas 7 minutos do centro da cidade e a 2 minutos da Rodovia Santos Dumont — que conecta o município a cidades como Campinas, Sorocaba e Itu —, o CasaBlanca está projetando sonhos para famílias que buscam diversão, […]

COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR O IMÓVEL NA PLANTA?

Se você está pensando em realizar o sonho da casa própria, comprar um imóvel na planta pode ser uma ótima opção. Além de trazer diversas vantagens, como maior flexibilidade na hora de customizar de acordo com as suas necessidades e ter um valor mais acessível, essa alternativa também oferece maiores facilidades na hora de realizar […]

AS VANTAGENS DE INVESTIR EM FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Pensando em investir em imóveis? Os Fundos Imobiliários podem ser uma ótima opção, apresentando uma maneira mais simples e barata de aplicar no setor, de forma indireta e descomplicada. Vamos entender melhor… O QUE SÃO OS FUNDOS IMOBILIÁRIOS? Também conhecidos como FIIs, representam uma espécie de “condomínio de investidores”, no qual um grupo se reúne […]

Condomínio fechado: vantagens para levar em conta

A escolha do tipo de empreendimento para chamá-lo de lar não é fácil. Isso porque no mercado imobiliário há diversas opções, como casa, edifício, condomínio ou loteamento fechado. A ideia é escolher a que mais gerar identificação e, claro, que una conforto, praticidade e segurança. Há algum tempo, o condomínio fechado vem sendo o mais […]

5 vantagens de construir do zero a sua casa

A conquista da casa própria é uma mistura de emoções. Afinal, ter o próprio patrimônio é o sonho de muitos brasileiros. Mas, comprar um imóvel pronto pode não atender às suas expectativas. Por isso, construir o seu lar pode proporcionar benefícios a você e a sua família. Confira a seguir as 5 principais vantagens de […]