A importância de realizar a manutenção preventiva no imóvel


Adquirir um imóvel, ainda mais quando falamos do primeiro, é uma conquista muito grande, não é mesmo? Mas, com o passar do tempo, é necessário fazer algumas reformas e manutenções. Para isso, é importante que o proprietário elabore um cronograma anual, analisando por exemplo, a pintura e o piso.

O principal objetivo de realizar a manutenção preventiva do imóvel é além de deixá-lo limpo e organizado, torná-lo um local seguro e confortável. Nenhum imóvel está livre de sofrer emergências, porém esses eventuais problemas podem ser minimizados. Sem contar que os gastos com reparos emergenciais tem um custo maior.

Para quem tem dúvidas, separamos 6  itens que devem ser avaliados periodicamente, pois são esses que demandam uma análise cautelosa. Confira a seguir:

Limpeza do piso 

A higienização adequada ao seu tipo de piso garante que não ocorra agressões contra o seu revestimento. Além disso, um piso limpo faz toda diferença no dia a dia e na valorização do seu imóvel.

Pintura

A sujeira se acumula nas paredes e revestimentos, prejudicando o visual do imóvel. Por isso, aconselhamos que a pintura seja feita pelo menos a cada 5 anos. Lembre-se que quanto mais limpo e moderno seu imóvel, mais tempo se mantém como uma boa opção de moradia ou para transações.

Forros de gesso

Assim como todos os outros, o forro de gesso precisa de cuidados especiais. O ideal é que este tipo de material não entre em contato com a água. Caso queira colocá-lo em lugares que tem umidade, como por exemplo o banheiro, opte por forros de gesso específicos. 

Telhados

Se você mora em casa, é necessário que os telhados passem por uma manutenção periódica e preventiva, além de uma boa limpeza. Caso contrário, a presença de folhas poderá acumular sujeira e entupir as calhas e rufos.

Previna-se dos mofos

Manter a qualidade do ar é muito importante para a nossa saúde e para evitar a proliferação do mofo. Para evitá-los tome cuidados simples, mas essenciais, como por exemplo, deixar as janelas abertas para a circulação do ar, deixar as portas abertas do banheiro após um banho quente e até mesmo afastar os móveis da parede. 

Cubas de aço inoxidável 

Mesmo sendo práticas, as cubas de aço inoxidável deve ter alguns cuidados, como não usar materiais abrasivos, pois podem riscar e tirar o seu brilho. Ao invés disso, opte por passar um pano com álcool após a lavagem.

Como dito anteriormente, a manutenção preventiva garante o conforto, a beleza e a segurança do imóvel. Além disso, esses reparos fazem com que a residência se mantenha valorizada mesmo com o passar do tempo. Agora, pegue o seu caderninho e comece o seu cronograma!

Últimas publicações

Escolinha em casa: dicas de como criar um cantinho de estudo para as crianças

A quarentena causada pelo coronavírus pegou todos nós de surpresa. Ninguém esperava passar tanto tempo em casa, muito menos as crianças, não é? Além disso, estimular os nossos filhos a terem a mesma concentração que têm nas escolas é uma tarefa muito difícil. Mas, vamos contar um segredo: ter um cantinho de estudos para eles […]