Trabalhar de casa já era realidade em algumas empresas e, com o momento em que estamos passando, tornou-se crucial adotar essa modalidade.
Mas, ao realizar o trabalho remoto, é necessário se adaptar à essa nova rotina, afinal, há duas coisas que podem acontecer: postergar, ao ser atraído por diversas distrações que aparecem durante o dia ou trabalhar além do horário, aumentando a sobrecarga. Trouxemos aqui algumas dicas para lidar melhor com esse momento. Confira:
Determine um local para ser seu novo “escritório”
Mesmo que você não tenha um cômodo exclusivo para trabalhar, é importante que o local escolhido seja o mais longe possível das tarefas do lar, pois esta é uma forma de sinalizar as outras pessoas que, naquele local, você está trabalhando. Além disso, deixe o lugar confortável. Caso não tenha uma mesa adequada, a dica é usar alguns livros embaixo do computador para deixar em uma altura ideal.
Cuidar da aparência é necessário!
Mesmo que essa seja uma oportunidade para ficar mais à vontade, ficar de pijama não é uma opção. Quando se relaxa na aparência pode-se ter a impressão que não está de fato trabalhando, além de mexer com a autoestima. Mantenha uma rotina de cuidados e, mesmo que não use as roupas que usaria para ir ao escritório, é importante que se sinta bem e passe a seriedade necessária do horário comercial.
Crie uma rotina
Assim como você tinha essa rotina, mantenha! Mesmo que possa acordar mais tarde, defina um horário que dê a oportunidade de tomar um bom café, organizar o local que irá trabalhar e se arrumar. Ao final do dia, guarde o que usa para trabalhar e desligue-se, é importante manter essa separação das atividades.
Não se esqueça!
Organize seu dia em prioridades para que o trabalho possa fluir da melhor maneira. Não deixe se comunicar com a equipe, marque reuniões após o início do expediente, falem sobre as demandas, compartilhem as dificuldades e as estratégias que deram certo para você. O contato direto para tirar dúvidas, como uma ligação, evita retrabalho e falhas na comunicação.
Outra coisa importante é: dê pausas. Fazemos isso no escritório e não percebemos a importância. Organize-se para que consiga fazer pequenos intervalos, alongue-se e faça os horários das refeições corretamente.