Escolinha em casa: dicas de como criar um cantinho de estudo para as crianças

A quarentena causada pelo coronavírus pegou todos nós de surpresa. Ninguém esperava passar tanto tempo em casa, muito menos as crianças, não é? Além disso, estimular os nossos filhos a terem a mesma concentração que têm nas escolas é uma tarefa muito difícil. Mas, vamos contar um segredo: ter um cantinho de estudos para eles é uma peça chave para focarem nas aulas online. Por isso, separamos algumas dicas de como montar esse espaço da melhor forma. Confira a seguir:


1. Espaço e móvel para estudo

O cantinho ideal para o seu filho estudar pode ser o próprio quarto dele. Para isso, aconselhamos investir em um móvel, como por exemplo, uma escrivaninha com uma cadeira apropriada. Dessa forma, é mais fácil a criança não se distrair durante as aulas online e se manter confortável durante o período da aula. 

2. Organização

Mantenha apenas o indispensável para a aula. Ao deixar o que é essencial para os estudos e lições de casa, você consegue garantir que seu filho não perca o foco tão facilmente. 

3. Mural para anotações 

Incentive um rotina de organização dos compromissos e tarefas desde pequenininho. Fazer com que as crianças criem o hábito de anotar em uma agenda ou em um mural todas as tarefas que precisam ser realizadas ou estudadas, ajuda muito no desenvolvimento da organização individual e responsabilidade. 

4. Prateleiras

Para evitar bagunças, como os livros espalhados pela escrivaninha, escolha as prateleiras. Essa opção de decoração é uma solução rápida e apropriada para deixar objetos que ele usa frequentemente com fácil acesso. 

5. Iluminação 

É essencial que o cantinho de estudos tenha uma boa iluminação. Isso porque a luz adequada estimula a concentração das crianças e faz com que não forcem a vista.

6. Organizadores

Uma boa alternativa para deixar o cantinho do seu filho ainda mais organizado é colocar organizadores para que as canetas e lápis não fiquem espalhados pela mesa. Você tem a opção de comprar pronto ou se divertir com o seu filho fazendo um personalizado com latas de achocolatado e outros materiais.

7. Evite brinquedos 

Sabemos que brincar é uma verdadeira tentação para as crianças. Por isso, evite colocar brinquedos perto do cantinho de estudos. 

Além de todas as dicas citadas acima, ouça o que o seu filho tem para falar! Mesmo sendo criança, nossos filhos desenvolvem o seu próprio estilo de estudo. Por isso, converse e tente entender o que o deixa mais concentrado durante as aulas remotas.

Tudo pronto? Agora, aproveite o cantinho do estudo em um espaço aconchegante e organizado!

Últimas publicações

Condomínio fechado: vantagens para levar em conta

A escolha do tipo de empreendimento para chamá-lo de lar não é fácil. Isso porque no mercado imobiliário há diversas opções, como casa, edifício, condomínio ou loteamento fechado. A ideia é escolher a que mais gerar identificação e, claro, que una conforto, praticidade e segurança. Há algum tempo, o condomínio fechado vem sendo o mais […]

5 vantagens de construir do zero a sua casa

A conquista da casa própria é uma mistura de emoções. Afinal, ter o próprio patrimônio é o sonho de muitos brasileiros. Mas, comprar um imóvel pronto pode não atender às suas expectativas. Por isso, construir o seu lar pode proporcionar benefícios a você e a sua família. Confira a seguir as 5 principais vantagens de […]

Como decorar ambientes pequenos de forma correta e eficaz

Decorar um ambiente pequeno, seja para qualquer função que ele tenha, requer planejamento e paciência na hora da compra dos móveis. Além disso, é importante saber como otimizar e quais objetos são essenciais para o seu melhor aproveitamento. É essencial que o lar seja funcional aos afazeres do dia a dia e que, ao mesmo […]

Ideias de decoração para aquecer sua casa neste inverno

As temperaturas mais baixas já começaram a dar as caras em algumas regiões do país. Alguns dizem que o inverno é a estação mais charmosa do ano. Independentemente do seu charme, chegou a hora de deixar a casa ainda mais aconchegante, confortável, quentinha e, por que não, charmosa para este inverno, principalmente em tempos de […]

Cinco dicas para uma casa mais sustentável

O caminho para uma casa mais sustentável pode ir desde soluções mais elaboradas e complexas, como placas de energia solar, até soluções mais simples, que podem ser incorporadas no dia a dia. Mas o que são produtos sustentáveis? São aqueles que diminuem o impacto ambiental durante seu processo produtivo. A ideia é tornar seu lar […]

Dia das mães: 5 dicas para uma celebração simples e criativa

Mãe é aquele ser inigualável, que nos enche de amor, carinho e cuidado como se fossemos eternas crianças, que sabe dar apoio, ensinar, direcionar e dar os melhores conselhos. É aquela pessoa com quem podemos contar independente do que esteja acontecendo em nossa vida. Por esse motivo, o segundo domingo de maio é uma data […]